segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de Aula


Centro de Ensino Fundamental
Professor: Talita Araújo, Jaqueline de Souza, Janeth dos Anjos
Série: 6 Série do 7̊ ano
Turma: A
Disciplina: Português
Data: 15/12/11

Assunto Central: As possíveis causas da falta de domínio da norma culta no ensino fundamental

Objetivos

Ajudar o aluno a ter o habito da leitura e da escrita, a identificar as variedades linguísticas, e usá-las em seus lugares apropriados.

Conteúdo

1.    Variações da oralidade da língua portuguesa.
2.    Regionalismos
3.    Transferências da oralidade para a escrita

Procedimentos

·       Apresentação

Os professores disponibilizam materiais didáticos que possam auxiliar o aluno na sala de aula.
Ex: Mostrar e pedir aos alunos que vejam vídeos específicos e charges. Façam a leitura de textos e os analisem.

·       Desenvolvimento

O professor observa a discussão dos alunos em grupo e esclarece as possíveis duvidas. Os alunos registram e apresentam as conclusões da analise feita.

·       Integração

Um grupo apresenta suas conclusões por vez. O professor e o resto da turma ouvem e registram os pontos essenciais das conclusões dos grupos e na medida do possível dão seus pontos de vista sobre aquilo que esta sendo apresentado. Por fim o professor proporciona um retorno das apresentações.

Recursos

Quadro de giz, textos, revistas, jornais, televisão e aparelho de DVD.

Avaliação

O professor avaliará o alcanço dos objetivos utilizando a seguinte lista de controle:

Ótimo - Se o grupo souber identificar onde estão no texto as variações regionais e em que regiões elas se manifestam.

Bom - Se o grupo não for capaz de identificar todas as variações regionais, mas pelo menos 70% delas.

Regular - Se o grupo não for capaz de identificar a maioria das variações regionais, mas pelo menos 50% delas.

Ruim - Se o grupo não for capaz de identificar a maioria das variações regionais, mas pelo menos 30% delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário