Centro
de Ensino Fundamental
Professor: Talita Araújo, Jaqueline de Souza,
Janeth dos Anjos
Série: 6ᵃ Série
do 7̊ ano
Turma: A
Disciplina: Português
Data: 15/12/11
Assunto
Central: As possíveis
causas da
falta de domínio da norma culta no ensino fundamental
Objetivos
Ajudar
o aluno a ter o habito da leitura e da escrita, a identificar as variedades
linguísticas, e usá-las em seus lugares apropriados.
Conteúdo
1.
Variações
da oralidade da língua portuguesa.
2.
Regionalismos
3.
Transferências
da oralidade para a escrita
Procedimentos
· Apresentação
Os
professores disponibilizam materiais didáticos que possam auxiliar o aluno na
sala de aula.
Ex:
Mostrar e pedir aos alunos que vejam vídeos específicos e charges. Façam a
leitura de textos e os analisem.
· Desenvolvimento
O
professor observa a discussão dos alunos em grupo e esclarece as possíveis
duvidas. Os alunos registram e apresentam as conclusões da analise feita.
· Integração
Um
grupo apresenta suas conclusões por vez. O professor e o resto da turma ouvem e
registram os pontos essenciais das conclusões dos grupos e na medida do
possível dão seus pontos de vista sobre aquilo que esta sendo apresentado. Por
fim o professor proporciona um retorno das apresentações.
Recursos
Quadro
de giz, textos, revistas, jornais, televisão e aparelho de DVD.
Avaliação
O
professor avaliará o alcanço dos objetivos utilizando a seguinte lista de
controle:
Ótimo - Se o grupo souber identificar onde
estão no texto as variações regionais e em que regiões elas se manifestam.
Bom - Se o grupo não for capaz de identificar todas as variações
regionais, mas pelo menos 70% delas.
Regular - Se o grupo não for capaz de identificar a maioria das variações regionais, mas pelo menos 50% delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário