quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Entrevistas III


Professora Entrevistada: Zuleika Alves
Escola: Colégio Estadual Santos Dumont

1 – O que a senhora entende por variação linguística?

Resposta: As várias e diferentes formas de falar de uma determinada pessoa ou povo, as quais sofrem variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais, históricas, grau de escolaridade e ate pelas categorias profissionais.

2 – Como a senhora acha que os professores de português trabalham atualmente a questão da variação lingüística e o ensino da gramática normativa? O que pode ter mudado em relação a isso nos últimos anos?

Resposta: Partindo da realidade que temos em sala (cada turma as vezes tem uma particularidade), tento mostrar que para cada ocasião e necessário usar uma linguagem diferente. Por exemplo: O bate papo com um amigo, recheado de gírias, não pode ser o mesmo usado numa entrevista de emprego. O que mudou nos últimos anos e que os adolescentes hoje falam mais gírias, e com isso, nos professores percebemos a necessidade de encarar tal realidade com mais naturalidade, não desprezando essa linguagem que eles já trazem com eles, mais orientando as diferentes situações do seu uso.

3 – Quais as possíveis causas da falta de domínio da norma culta no ensino fundamental?

Resposta: O hábito de ler e escrever, mas principalmente o hábito de ler.

4 – Quais as conseqüências desta falta de domínio entre os alunos?

Resposta: Os alunos escrevem cada vez mais errado, pois não dominam regras básicas da escrita e não tem como hábito a leitura.

5 – A prática da leitura ajuda a desenvolver habilidades de fala e escrita em usos formais? De que forma a senhora estimula isso nos alunos?

Resposta: Como disse anteriormente, acredito que a leitura seja a base de tudo no ensino da língua. O aluno que lê muito escreve com mais facilidade e desenvolve melhor a escrita. Tenho um projeto intitulado como “A hora da leitura”, onde tiramos um dia da semana só para nos dedicarmos a ler.

6 – Professora, a senhora tem muitos alunos da periferia e do centro da cidade, que por sua vez fazem mais uso da norma culta da língua portuguesa, nestes casos existe uma certa rejeição por parte desses outros alunos que fazem amizades com aqueles?

Resposta: Não, a clientela que trabalho (adolescentes) não enfrenta essa dificuldade. Eles se relacionam bem nesse sentido.

7 – Na sua opinião, quais são os usos não padrões mais freqüentes e suas possíveis causas?

Resposta: As gírias. É comum os adolescentes usarem de uma linguagem própria para se comunicar.

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