Introdução
Ao
longo dos anos, pesquisadores da área da linguagem, ou seja, linguístas vem
desenvolvendo métodos científicos com o objetivo de retratar fenômenos da
variação linguística que ocorrem em diferentes regiões brasileiras. Os
resultados dessas investigações demonstram que a língua portuguesa usada no
Brasil não é uniforme, mas constituída de muitas variedades.
Os
resultados dessas pesquisas orientam o Ensino Fundamental a indicação de que
sejam trabalhadas questões de variação linguística em sala de aula.
Fazer
uso de diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística
valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação
comunicativa de que participa.
Além
disso, se espera que o aluno seja capaz de verificar as diferentes variedades
do português, espera-se não só que o aluno conheça as variedades da língua
materna, mas que também detenham o preconceito que existe entre as formas
populares em oposição às formas utilizadas por grupos de pessoas mais
prestigiados.
Objetivo
Esse
tema já é abordado em conteúdos da língua portuguesa para concursos públicos,
mas são poucos os desenvolvimentos voltados para as questões pedagógicas, a
questão de como está sendo usada em sala de aula a variação linguística por
professores no Ensino Fundamental. Este assunto é bastante complexo, esses
diferentes modos de falar se correlacionam com fatores sociais como lugar de
origem, idade, sexo, classe social, grau de instrução etc. Toda língua é um
feixe de variedades. Se não forem abordados de forma adequada, não vão promover
a conscientização e a evolução da cidadania, mas sim o constrangimento e o
preconceito. Por isso é fundamental que a escola conheça e trabalhe com as
variedades linguísticas, sejam de prestígio ou as variedades usadas pelos
alunos no seu dia-a-dia.
Como
nosso objetivo de estudo, pretendemos responder as seguintes questões sobre
variação: que tipos de condutas pedagógicas são utilizadas pelos professores do
Ensino Fundamental para ensinar a variação linguística, como variedades
populares, de prestígio, normas, dialetos, gírias, preconceitos, bem como as
variantes dos alunos? De que modo o professor se coloca quando os alunos fazem
uso de variedades tachadas?
Considerando esses fatos e
pesquisas que defendem que o ensino de língua deveria ter como objetivo principal
desenvolver a capacidade do aluno de utilizar a linguagem em diversas situações
comunicativas, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o
ensino da língua portuguesa, considerando as variedades linguísticas
existentes, o processo de letramento e o trabalho do professor diante do
"caos linguístico".
Metodologia
Metodologia
O tema central da pesquisa é “Variação
linguística no ensino fundamental” com base neste assunto o desenvolvimento do
trabalho se deu da seguinte forma:
Pesquisa – Foi feita uma pesquisa nos
quais aprofundaram conhecimentos e deram ópticas diferentes para analise da
perspectiva abordada no ensino fundamental sobre a variação linguística e como
é aplicada no método de ensino atual nas escolas de diferentes níveis sociais.
Pesquisa de campo – foi desenvolvido um
questionário com perguntas direcionadas em forma de entrevista para elucidar as
informações adquiridas anteriormente nos livros e deixar clara a visão dos
professores que trabalham com o tema e como aplicam no ambiente escolar. Apresentada
um questionário contendo perguntas que esclarecessem como a variação linguística
era tratada no ensino fundamental.
Entrevista – teremos como propósito fazer entrevistas com docentes de português do ensino fundamental a respeito de suas opiniões relacionadas à variação linguística. Buscaremos saber se o professor ou a escola possui um método de ensino para incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
Entrevista – teremos como propósito fazer entrevistas com docentes de português do ensino fundamental a respeito de suas opiniões relacionadas à variação linguística. Buscaremos saber se o professor ou a escola possui um método de ensino para incentivar a leitura e a escrita dos alunos.
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