domingo, 13 de novembro de 2011

Variação Linguística no Ensino Fundamental entre Docentes

Introdução

Ao longo dos anos, pesquisadores da área da linguagem, ou seja, linguístas vem desenvolvendo métodos científicos com o objetivo de retratar fenômenos da variação linguística que ocorrem em diferentes regiões brasileiras. Os resultados dessas investigações demonstram que a língua portuguesa usada no Brasil não é uniforme, mas constituída de muitas variedades.

Os resultados dessas pesquisas orientam o Ensino Fundamental a indicação de que sejam trabalhadas questões de variação linguística em sala de aula.

Fazer uso de diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa.

Além disso, se espera que o aluno seja capaz de verificar as diferentes variedades do português, espera-se não só que o aluno conheça as variedades da língua materna, mas que também detenham o preconceito que existe entre as formas populares em oposição às formas utilizadas por grupos de pessoas mais prestigiados.

Objetivo

 Esse tema já é abordado em conteúdos da língua portuguesa para concursos públicos, mas são poucos os desenvolvimentos voltados para as questões pedagógicas, a questão de como está sendo usada em sala de aula a variação linguística por professores no Ensino Fundamental. Este assunto é bastante complexo, esses diferentes modos de falar se correlacionam com fatores sociais como lugar de origem, idade, sexo, classe social, grau de instrução etc. Toda língua é um feixe de variedades. Se não forem abordados de forma adequada, não vão promover a conscientização e a evolução da cidadania, mas sim o constrangimento e o preconceito. Por isso é fundamental que a escola conheça e trabalhe com as variedades linguísticas, sejam de prestígio ou as variedades usadas pelos alunos no seu dia-a-dia.

Como nosso objetivo de estudo, pretendemos responder as seguintes questões sobre variação: que tipos de condutas pedagógicas são utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental para ensinar a variação linguística, como variedades populares, de prestígio, normas, dialetos, gírias, preconceitos, bem como as variantes dos alunos? De que modo o professor se coloca quando os alunos fazem uso de variedades tachadas?

Considerando esses fatos e pesquisas que defendem que o ensino de língua deveria ter como objetivo principal desenvolver a capacidade do aluno de utilizar a linguagem em diversas situações comunicativas, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o ensino da língua portuguesa, considerando as variedades linguísticas existentes, o processo de letramento e o trabalho do professor diante do "caos linguístico".


Metodologia


O tema central da pesquisa é “Variação linguística no ensino fundamental” com base neste assunto o desenvolvimento do trabalho se deu da seguinte forma:
Pesquisa – Foi feita uma pesquisa nos quais aprofundaram conhecimentos e deram ópticas diferentes para analise da perspectiva abordada no ensino fundamental sobre a variação linguística e como é aplicada no método de ensino atual nas escolas de diferentes níveis sociais.
Pesquisa de campo – foi desenvolvido um questionário com perguntas direcionadas em forma de entrevista para elucidar as informações adquiridas anteriormente nos livros e deixar clara a visão dos professores que trabalham com o tema e como aplicam no ambiente escolar. Apresentada um questionário contendo perguntas que esclarecessem como a variação linguística era tratada no ensino fundamental.
Entrevista – teremos como propósito fazer entrevistas com docentes de português do ensino fundamental a respeito de suas opiniões relacionadas à variação linguística. Buscaremos saber se o professor ou a escola possui um método de ensino para incentivar a leitura e a escrita dos alunos.

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