sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Entrevistas I


        
Professora entrevistada: Maria Aparecida de Morais Rosales
Disciplina: Português
Escola: Centro de Ensino Fundamental 05 – Sobradinho 1 


1 – Na sua opinião, você acha que os jovens que concluem o ensino fundamental dominam os processos de leitura e escrita?


Resposta: Não, principalmente leitura. Os alunos não vêem com atenção devida e esperam que s os professores interpretem o texto por eles.
Causas: desmotivação, indisposição. São incentivados em 100% a leitura.


2 – O ensino de língua Portuguesa recebe muitas críticas; os professores podem ser responsabilizados por isso? Por quê?


Resposta: Não, os professores não são culpados, o próprio sistema é culpado na verdade. A escola deve ser representada, tudo deve ser representado, reestruturado e o ensino deve mudar toda a sua estrutura. Precisam haver reformas como: aulas mais atrativas, motivações, projetos com as comunidades.
Segundo ela o “mundo” fora da escola tem uma variedade de coisas que atraem os alunos e poderiam ser inseridas nas escolas fazendo com que os alunos se interessassem mais pelo ensino, relacionado com o “mundo lá de fora”.
Ela cita um projeto de sua autoria: “Ligando idéias que é um projeto interdisciplinar entre ciências, arte e Português que juntos trabalham a cidadania (drogas, violência e meio ambiente).
Trabalhando esses temas com os alunos eles têm mais conectividade com a comunidade, se mostram mais interessantes em sua opinião.  


3 – Como você lida com a variação linguística em sala de aula? Em sua opinião, essa questão ainda precisa ser melhor discutida?


Resposta: A disciplina PD1 que fez parte do projeto “ligando idéias”. Ensina o aluno a relação entre o certo e errado, ela explica aos alunos que a fala é adequada à situação, no começo eles não entendiam muito bem, mas, hoje a maioria já entende.
Citou o exemplo em que um jogo de futebol você fala de um jeito, com a presidente Dilma será de outra maneira.
PD1 (parte diversificada do currículo).


4 – Para você o que seria “preconceito linguístico”. Você acha que o brasileiro não sabe falar Português? O brasileiro sabe Português?


Resposta: Sim, porque é a opinião dele, o preconceito lingüístico existe sim talvez por culpa da gramática. Mas como disse antes a fala deve se adequar a situação, relacionando a situação social do cotidiano.


5 – Na sua visão, quais são os (...) mais frentes no ensino fundamental (tanto na escrita, quanto na fala)? Quais seriam as possíveis causas?


Resposta: Os alunos usam mais a linguagem coloquial nos dois processos, visto que, a tendência é se escrever como se fala na cabeça deles.


6 - A cultura brasileira nega a legitimidade de determinadas variedades lingüísticas, rejeitando algumas manifestações lingüísticas por considerá-las sintomas de falta de inteligência. A tradição poderia estar relacionada com essa rejeição. Por quê?


Porque a gramática é tida como a certa a ser seguida; sendo inflexível. A variação lingüística é flexível, dando a adequação da fala de acordo com a situação social e regional. Pois a gramática, na cabeça das pessoas é a correta e deve ser seguida.
Obs.: Em relação ao projeto “Ligando idéias”, ela disse que quando iniciou esse projeto, procurou alguns professores para participar; sentiu resistência por parte deles e muitos não se interessaram, então, na sua opinião, o próprio sistema educacional desmotiva os professores, que cumprem apenas o seu papel de forma restante (que é claro dar aula).



Nenhum comentário:

Postar um comentário